terça-feira, 26 de dezembro de 2017

Sente-se culpada com a comilança de final de ano? E agora o que fazer?

           Manter a boa forma é um sonho compartilhado entre qualquer pessoa, enquanto à obesidade e o sobrepeso está atrelada a fatores determinantes que podem ocorrer isoladamente ou de maneira associada à alimentação incorreta, compulsão alimentar, sedentarismo e hereditariedade. 

          Eu, Tony, sempre digo, emagrecer não é difícil, mas se manter magro é uma tarefa que requer continuidade de bons hábitos e muita atenção em alguns fatores que falarei mais adiante. Do outro lado,´´Corpo de magro, cabeça de gordo``. Significa que houve redução de peso, mas não houve aprendizado. As mudanças realizadas foram temporárias e não duradouras, com isso, pode haver risco de reganho de peso. É o famoso efeito sanfona.
          Não da pra pensar que o emagrecimento é um ponto isolado, que é só acessar na internet a dieta da maçã ou da sopa de pedra que vai resolver seu problema. É aí que entra a importância de ter um profissional competente do seu lado para te auxiliar nesse processo.
          Para que você entenda melhor do que estou falando, toda a complexidade que há por trás de um emagrecimento definitivo, e tem tudo a ver com aquela comilança nessa época de final de ano, aniversário e nas demais datas comemorativas. ( Ela depende da composição corporal VS gordura, mudanças de hábitos alimentares, composição da dieta, economia, medicamentos, genética, microbiota intestinal, hormônio grelina e leptina, resistência a insulina, sensibilidade a insulina, taxa metabólica que inclui atividade física e efeito térmico dos alimentos, praticas religiosas e culturais, saciedade e comportamento).
         -Mas e agora que exagerei no natal e já está certo o churrasco de final de ano?.


Lembra de alguns fatores que citei aqui a cima? Pois é, já que você emagreceu, ou ainda está nesse processo, leve em consideração pelo menos alguns, já que não vai da para lembrar de todos e nem a internet vai te dá essa informação. Lembre-se no dia a dia que você pode ´´comer de tudo``, desde que seja consciente, desde que você tenha saciedade, desde que você use o comportamento em situações e diante as guloseimas que te instiga a comer, desde que você procure, mesmo depois de ´´atolar o pé na jaca``, em se reestabelecer em uma alimentação saudável e na pratica de exercício físico bem orientado, afinal, isso faz toda a diferença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

veja os principais desafios do emagrecimento pra você que está na faixa dos 30 anos

Se você percebe uma dificuldade em emagrecer após os 30 anos, provavelmente alguém já deve ter te falado isso: " vai acostumando,...